Por onde andei: Buenos Aires

Por Laila Crisna

Atendendo a pedidos, o nosso destino de hoje é a Argentina! Acho que essa deveria ser a primeira viagem internacional de qualquer brasileiro, afinal pode-se falar o "portunhol", além de ser um destino muito acessível quando comparado com os Estados Unidos ou com a Europa. Confesso que sou fã de carteirinha e já estive três vezes em terras portenhas.


Bom, a primeira dica é a escolha da companhia aérea. A TAM e a Aerolíneas Argentinas têm voos regulares para mi Buenos Aires querida. Para explorar tudo o que a cidade tem de bom, recomendo uma estadia de quatro ou cinco dias, mas se puder ficar mais tempo, melhor.



A cidade é uma delícia, literalmente. Os doces, alfajores e todas as variações de doce de leite; as carnes; as “papas fritas’’ (batatas fritas), as “media lunas” (croissants) são irresistíveis! Deu água na boca? Então, conheça o famoso Café Tortoni, uma confeitaria secular que abriga as tradicionais guloseimas argentinas e apresenta seu famoso show de tango todas as noites.



Falando em pontos turísticos, conhecer o Obelisco, monumento que divide a cidade, é fundamental. Ele está localizado na famosa Avenida 9 de Julho, maior em comprimento do mundo. Ainda no centro da cidade, a Casa Rosada, sede do governo argentino, é outro ponto de destaque. Localizada em frente à Praça de Maio (Plaza de Mayo) liga a sede do Governo a outro importante marco histórico: a Praça do Congresso Nacional (Palácio do Congresso).




Na parte cultural, a capital argentina tem muito a oferecer. O Museu de Arte de Buenos Aires (Malba) dispõe de um acervo riquíssimo, com obras, inclusive, de artistas brasileiros. Para quem curte história, o bairro de San Telmo tem uma feirinha de antiguidades aos domingos, que vale super a pena conhecer! Se você gosta de decoração, o Buenos Aires Design, um shopping voltado aos arquitetos e decoradores, é parada obrigatória e, de quebra, você ainda pode aproveitar o alto astral do Hard Rock Café!



Conhecer o bairro La Boca é indispensável. É lá que estão as construções que colorem Buenos Aires e o famoso "Caminito". Tem muita gente que acha o bairro parecido com o nosso Pelourinho; para mim, a única semelhança é o excesso de cores mesmo. O bairro  guarda, ainda, o famoso estádio de La Bombonera, parada obrigatória aos apaixonados por futebol.



Se você procura glamour e requinte, o lugar é Puerto Madero. Como o nome já diz, trata-se do charmoso porto de Buenos Aires. É lá que fica o luxuosíssimo Hotel Faena, o caríssimo Tango Rojo (cerca de 500 pesos ou R$ 240 por pessoa) e o restaurante Cabaña Las Lilas.  É a versão portenha da nossa Bahia Marina, com muitos restaurantes charmosos e com boa comida.


Para quem curte shoppings, as Galerías Pacífico são a meca do consumo. Grifes internacionais e marcas argentinas fazem a alegria dos turistas. Se você gosta de uma pechincha, a calle Florida oferece várias opções bem em conta. Quem procura sofisticação, deve conhecer o Pátio Bullrich, um shopping chiquérrimo que fica na Recoleta, um bairro nobre que abriga o túmulo de Evita. Mas, se você gosta de caminhar por ruas arborizadas, Palermo oferece ar puro, vizinhança agradável e boas compras no shopping Alto Palermo.



No quesito parques, o Jardim Japonês é um lugar incrível. Para quem é fã de bichos, tem também o famoso Jardim Zoológico Lujan, que fica fora da cidade, lá você pode chegar bem pertinho dos animais, alimentá-los, uma experiência incrível!



Por último, o mais importante: o tango! Em minhas andanças pela cidade, conheci o tradicional Señor Tango, que parece um espetáculo da Broadway. Para quem procura algo mais rústico, tem a Esquina Carlos Gradel, que fica no bairro de Abasto. São propostas diferentes, porém muito autênticas. No quesito tango, são muitas as opções para todos os bolsos e gostos.


Para quem procura agito, a balada mais descolada é “La Bomba del Tiempo”, que só acontece nas segundas-feiras.



É isso meninas, espero que tenham gostado das dicas! Enjoy BsAs!!!

*Imagens google.com

1 comentários:

  1. Amei, sem dúvidas era isso que eu estava procurando. Amo essa coluna ;)

    Muito bom !!

    ResponderEliminar